Sábado – Pense por si

Putin anuncia trégua com a Ucrânia entre 7 e 11 de maio

Jornal de Negócios 28 de abril de 2025 às 13:05
As mais lidas

O presidente russo apela a que a Ucrânia siga as mesmas pisadas enquanto a Rússia celebre o 80.º aniversário da capitulação do regime da Alemanha nazi.

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou esta segunda-feira uma trégua de quatro dias no conflito com a Ucrânia, que dura há mais de três anos. A pausa no conflito vai decorrer de 7 a 11 de maio, em celebração do 80.º aniversário do Dia da Vitória - data em que se celebra a capitulação do regime da Alemanha nazi, em 1945.

Putin Páscoa
Putin Páscoa Ramil Sitdikov/Sputnik/Kremlin Pool Photo via AP

O anúncio foi feito através da rede social Telegram, de acordo com a Bloomberg. Putin espera que a Ucrânia siga as pisadas da Rússia, mas promete uma "resposta adequada e efetiva" caso Kiev viole a trégua unilateralmente declarada. 

Na mesma declaração, Moscovo afirma estar disponível para começar a negociar um acordo de paz com Ucrânia, sem precondições. 

Artigos Relacionados
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro

Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres