Sábado – Pense por si

Putin anuncia trégua com a Ucrânia entre 7 e 11 de maio

Jornal de Negócios 28 de abril de 2025 às 13:05
As mais lidas

O presidente russo apela a que a Ucrânia siga as mesmas pisadas enquanto a Rússia celebre o 80.º aniversário da capitulação do regime da Alemanha nazi.

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou esta segunda-feira uma trégua de quatro dias no conflito com a Ucrânia, que dura há mais de três anos. A pausa no conflito vai decorrer de 7 a 11 de maio, em celebração do 80.º aniversário do Dia da Vitória - data em que se celebra a capitulação do regime da Alemanha nazi, em 1945.

Putin Páscoa
Putin Páscoa Ramil Sitdikov/Sputnik/Kremlin Pool Photo via AP

O anúncio foi feito através da rede social Telegram, de acordo com a Bloomberg. Putin espera que a Ucrânia siga as pisadas da Rússia, mas promete uma "resposta adequada e efetiva" caso Kiev viole a trégua unilateralmente declarada. 

Na mesma declaração, Moscovo afirma estar disponível para começar a negociar um acordo de paz com Ucrânia, sem precondições. 

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.