Sábado – Pense por si

Conclave começa a 7 de maio

Diogo Barreto
Diogo Barreto 28 de abril de 2025 às 12:25
As mais lidas

A reunião entre cardeais para escolher o próximo papa começa na próxima semana.

Os cardeais vão reunir-se em Conclave a partir de dia 7 de maio para eleger o sucessor do Papa Francisco. 

AP Photo/Evan Vucci

A data terá sido escolhida durante uma reunião à porta fechada entre os cardeais, as chamadas congregações gerais, que tomam decisões durante a sede vacante (período entre a morte de um papa e a eleição do próximo).

Os cardeais participarão de uma missa solene na Basílica de São Pedro na manhã desse dia. Depois, os eleitores com menos de 80 anos reúnem-se na Capela Sistina da parte da tarde para dar ínicio à votação a portas fechadas, que pode durar vários dias.

No total, o colégio cardinalício tem 252 elementos, 135 dos quais são eleitores (com menos de 80 anos), uma lista que inclui, pela primeira vez, quatro portugueses com poder de voto, Manuel Clemente, António Marto, Tolentino de Mendonça e José Aguiar. Francisco deixa um Colégio Cardinalício mais global, menos europeu e menos italiano, retomando a tendência de Paulo VI e João Paulo II, interrompida por Bento XVI.

Artigos Relacionados
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro