Sábado – Pense por si

Conclave começa a 7 de maio

Diogo Barreto
Diogo Barreto 28 de abril de 2025 às 12:25
As mais lidas

A reunião entre cardeais para escolher o próximo papa começa na próxima semana.

Os cardeais vão reunir-se em Conclave a partir de dia 7 de maio para eleger o sucessor do Papa Francisco. 

AP Photo/Evan Vucci

A data terá sido escolhida durante uma reunião à porta fechada entre os cardeais, as chamadas congregações gerais, que tomam decisões durante a sede vacante (período entre a morte de um papa e a eleição do próximo).

Os cardeais participarão de uma missa solene na Basílica de São Pedro na manhã desse dia. Depois, os eleitores com menos de 80 anos reúnem-se na Capela Sistina da parte da tarde para dar ínicio à votação a portas fechadas, que pode durar vários dias.

No total, o colégio cardinalício tem 252 elementos, 135 dos quais são eleitores (com menos de 80 anos), uma lista que inclui, pela primeira vez, quatro portugueses com poder de voto, Manuel Clemente, António Marto, Tolentino de Mendonça e José Aguiar. Francisco deixa um Colégio Cardinalício mais global, menos europeu e menos italiano, retomando a tendência de Paulo VI e João Paulo II, interrompida por Bento XVI.

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.