NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Giuseppe Conte e o seu novo executivo farão o juramento dos cargos na quinta-feira.
O presidente italiano, Sergio Mattarela, aceitou esta quarta-feira a lista apresentada pelo primeiro-ministro, Giuseppe Conte, dos ministros que formarão um novo Governo, resultante da coligação entre o Movimento 5 Estrelas (M5S) e o Partido Democrático (PD).
Giuseppe Conte e os seus ministros farão o juramento dos cargos na quinta-feira, anunciou o secretário-geral da Presidência da República, Ugo Zampetti.
O primeiro-ministro italiano anunciou os membros do seu novo executivo, no qual o líder do M5S, Luigi Di Maio, será ministro dos Negócios Estrangeiros.
A pasta do Ministério do Interior será ocupada por Luciana Lamorgese (independente), enquanto Alfonso Bonafede (M5S) será ministro da Justiça.
Para ocupar a pasta de ministro da Economia e Finanças, Giuseppe Conte nomeou ainda Roberto Gualtieri, do Partido Democrata (PD), atualmente eurodeputado que preside à comissão de assuntos económicos do Parlamento Europeu.
Lorenzo Guerini (também do PD) foi nomeado para a Defesa, para Ministro dos Assuntos Europeus Enzo Amendola (PD), para Ministro da Justiça Alfonso Bonafede (M5S) e na Defesa Lorenzo Guerini (PD).
No total o novo governo liderado por Conte terá 22 ministros - nove do PD, onze dos Cinco Estrelas e uma ministra independente.
O primeiro governo de Conte, de 14 meses, entrou em colapso no mês passado, quando o ministro do Interior, Matteo Salvini retirou o seu partido (Liga) da coligação populista, numa tentativa frustrada de desencadear eleições antecipadas para que o próprio pudesse alcançar a liderança.
O Presidente optou por convidar Conte a formar novo Governo, e este anunciou a nova coligação governamental na semana passada depois ter conseguido compatibilizar, no final de várias reuniões, as propostas programáticas do seu partido, M5S, e do PD.
Presidente italiano aceita lista de ministros para a formação de novo Governo
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?
Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.