Incêndios já provocaram ferimentos em 19 pessoas. Desde sexta-feira, mais de 200 estruturas ficaram destruídas, entre as quais um templo budista com mais de 1.300 anos.
Pelo menos 18 pessoas morreram e outras 19 ficaram feridas durante os incêndios na Coreia do Sul, avançou o Ministério do Interior e da Segurança.
Kim Do-hoon/Yonhap via AP
Os fogos provocaram também a destruição de mais de 200 estruturas e forçaram a retirada de 27 mil pessoas de Uiseong, indicaram esta quarta-feira autoridades locais citadas pela Associated Press. Um templo budista com mais de 1.300 anos, casas, fábricas e veículos estão entre as estruturas destruídas nos incêndios, que já fizeram arder 43.300 hectares.
As autoridades sul-coreanas revelaram ainda que um helicóptero se partiu durante os esforços para combater os incêndios. Segundo o serviço de gestão florestal da Coreia do Sul, a aeronave estaria a operar apenas com o piloto, não havendo mais ocupantes na mesma. Além disso, informou também que estão a ser mobilizados todos os esforços possíveis.
?? - At least 16 people have died in wildfires across South Korea as of March 25, 2025.
A massive fire that started in Uiseong, North Gyeongsang Province, has been spreading for four days, reaching Andong, Cheongsong, Juwangsan National Park, Yeongyang, and Yeongdeok.
O cenário entretanto já mobilizou milhares de bombeiros e cerca de 5 mil militares para conter as chamas, assim como helicópteros das forças norte-americanas.
Segundo o primeiro-ministro da Coreia do Sul, Han Duck-soo, os fogos iniciaram-se na passada sexta-feira e tiveram um grande impacto, comparativamente com episódios semelhantes ocorridos no passado.
"As destruições são uma bola de neve", disse Han. "Teremos destruições causadas pelos incêndios como nunca experienciámos. Por isso, temos de concentrar todas as nossas capacidades para acabar com os fogos até ao resto desta semana."
Han Duck-soo diz que o país "espera desesperadamente que chova entre hoje e amanhã para ajudar a extinguir as chamas". De acordo com a administração meteorológica da Coreia do Sul, para esta quarta-feira não é esperada chuva. Já na quinta-feira prevê-se chuva mas em pequenas quantidades.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres