Sábado – Pense por si

Autoridades investigam causas de incêndio que causou encerramento de aeroporto de Heathrow

"O incêndio envolveu um transformador com 25.000 litros de óleo de refrigeração totalmente em chamas", explicou o responsável dos bombeiros. Centenas de voos foram desviados já que o aeroporto vai ficar fechado esta sexta-feira.

A polícia está a investigar as causas do incêndio numa subestação elétrica que causou o encerramento do aeroporto de Heathrow, em Londres, extinto a 90%, indicou esta sexta-feira um responsável dos bombeiros. 

AP Photo/Kirsty Wigglesworth

"A Polícia Metropolitana está a investigar a causa deste incêndio, auxiliada pelos nossos agentes de investigação de incêndios", disse hoje o comissário adjunto da Brigada de Incêndio de Londres, Jonathan Smith, em declarações aos jornalistas. 

O mesmo responsável não confirmou se estariam envolvidos elementos de combate ao terrorismo, como noticiou o jornalThe Times. "Os bombeiros de Londres têm agentes de segurança e investigação de incêndios a trabalhar com os nossos consultores científicos e a polícia metropolitana para investigar a causa do incêndio", vincou.

Em declarações hoje à BBC, o ministro do Ambiente, Ed Miliband, tinha descrito o incêndio como um "evento sem precedentes" e "catastrófico", mas disse que não havia sinais de ter sido intencional. 

Jonathan Smith revelou que os bombeiros receberam 212 chamadas telefónicas a dar conta do incêndio na subestação elétrica de Hayes, oeste de Londres, pelas 20h de quinta-feira. "O incêndio envolveu um transformador com 25.000 litros de óleo de refrigeração totalmente em chamas. Isto criou um grande perigo devido ao equipamento de alta tensão e à natureza do incêndio alimentado por combustível", explicou.

De acordo com as últimas atualizações, "cerca de 10% do fogo continua aceso", acrescentou.

Os terminais 2 e 4 do aeroporto de Heathrow continuam sem eletricidade, tal como cerca de 5.000 casas continuam nas imediações, mas outras 62.000 já tiveram o serviço restabelecido, referiu. As companhias aéreas TAP Air Portugal e British Airways usam o "Terminal 2" (dois) para operar os seus voos entre Portugal e o aeroporto de Heathrow.

No âmbito da operação, cerca de 150 pessoas foram retiradas das suas casas por questões de segurança.

Entretanto, os bombeiros têm estado a tentar facilitar "o acesso de engenheiros especializados em redes elétricas ao local, pois o restabelecimento da energia é a nossa prioridade". 

O aeroporto de Heathrow, o mais movimentado em toda a Europa, informou que vai continuar sem funcionar até às 23h59 de sexta-feira. O encerramento resultou no cancelamento ou desvio de centenas de voos, tendo os passageiros sido aconselhados a não se deslocar para o aeroporto e a consultar as respectivas companhias aéreas. 

Artigos Relacionados