Sábado – Pense por si

Pela primeira vez em 130 anos, será uma mulher a dirigir o Financial Times

Khalaf chefiou a atualidade internacional do jornal, liderou uma rede de mais de 100 correspondentes e trabalhou no Médio Oriente durante a chamada "Primavera Árabe".

A jornalista Roula Khalaf será a partir de 2020 a primeira mulher a dirigir o jornal financeiro britânico Financial Times (FT) em mais de 130 anos de história deste diário. Em comunicado, o jornal indicou que Roula Khalaf, "número dois" da redação desde 2016, sucede a Lionel Barber, que deixa o cargo que ocupou durante 14 anos.

Barber afirmou na rede social Twitter que cessa funções no início de 2020. "É uma grande honra ser nomeada diretora do FT, a melhor organização de notícias do mundo", afirmou a jornalista, nascida no Líbano.

Some personal news: am thrilled to be appointed the next FT editor. What a privilege to follow the great ?@lionelbarber? pic.twitter.com/Sboqw48lhR

Khalaf chefiou a atualidade internacional do jornal, liderou uma rede de mais de 100 correspondentes e trabalhou no Médio Oriente durante a chamada "Primavera Árabe".

O presidente do grupo japonês Nikkei, que detém o jornal desde 2015, Tsuneo Kita, afirmou que Roula Khalaf provou ao longo de 24 anos no jornal a sua "integridade e determinação" e tem a sua confiança para continuar a missão do Financial Times, que é "garantir um jornalismo de qualidade, sem medo e sem complacência".

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.