Primeiro-ministro israelita foi dado como vencedor não oficial das eleições, quando estão contados 97,4% dos votos. Deverá assumir o seu quinto mandato consecutivo à frente do partido Likud.
O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu foi esta quarta-feira dado como vencedor não oficial das eleições, quando estão contados 97,4% dos votos, devendo assumir o seu quinto mandato consecutivo à frente do partido Likud.
As projeções da imprensa israelita antecipam que o partido de Netanyahu conseguiu 65 dos assentos do Parlamento, número suficiente para consolidar a maioria e formar novo Governo.
Apesar de o principal opositor, o partido Azul e Branco, de Benny Gantz, não estar muito longe do número de assentos conseguidos pelo Likud no Parlamento (já tem 55), Netanyahu e o seu partido têm maior capacidade de fazer alianças.
Alguns pequenos partidos ainda lutam por mais votos e assentos, o que leva a que o cenário final do próximo Parlamento israelita esteja por decidir. O resultado deverá ser conhecido na quinta-feira.
O país poderá ainda ter várias semanas de negociações políticas pela frente antes de conseguir formar uma coligação para o Governo, faltando conhecer diversas posições, como por exemplo se dois dos potenciais aliados de Netanyahu se mantêm ao seu lado: o antigo ministro da Defesa Avigdor Lieberman e o ministro das Finanças, Moshe Kahlon.
No início da campanha, o partido de Netanyahu era considerado o vencedor antecipado, apesar das acusações de corrupção contra o primeiro-ministro. No entanto, a lista de Benny Gantz conseguiu reforçar-se, tendo prometido a retirada de colonos de diversas regiões da Cisjordânia, apesar de nunca ter mencionado a solução de dois Estados.
Numa campanha eleitoral caraterizada por frequentes acusações entre os dois principais candidatos, o conflito de Israel com os palestinianos e a possibilidade de um recomeço das negociações estiveram praticamente ausentes dos discursos eleitorais.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres