Sábado – Pense por si

Os trabalhadores explorados para alimentarem a Inteligência Artificial

Diogo Barreto
Diogo Barreto 01 de setembro de 2023 às 20:00

Vivem nas Filipinas, trabalham em condições precárias com pagamentos abaixo do salário mínimo daquele país para alimentarem empresas multimilionárias. Muitas vezes nem recebem o pagamento que lhes é devido.

A Inteligência Artificial (IA) ameaça centenas de trabalhos e milhões de trabalhadores, mas por enquanto ainda está altamente dependente de mão-de-obra humana. E nas Filipinas, milhares de jovens informáticos trabalham todos os dias para "ensinar" e treinar os modelos que um dia os podem vir a substituir.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.