Sábado – Pense por si

Maioria dos 15 portugueses no Afeganistão já abandonou o país, avança secretária de Estado das Comunidades

CM 16 de agosto de 2021 às 10:34
As mais lidas

Berta Nunes disse que "estão todos bem". "Estamos a acompanhar toda esta situação a partir da nossa embaixada em Islamabad", diz governante.

A maioria dos 15 portugueses que viviam no Afeganistão já abandonou o país, avançou esta segunda-feira Berta Nunes, secretária de Estado das Comunidades. 

Milhares de pessoas invadem aeroporto para tentarem fugir de Cabul tomada pelos talibãs
Milhares de pessoas invadem aeroporto para tentarem fugir de Cabul tomada pelos talibãs

Numa declaração àAntena 1, Berta Nunes afirma que os portugueses "estão todos bem" e trabalhavam no aeroporto de Cabul, na segurança e na delegação da União Europeia em Cabul. 

"Estamos a acompanhar toda esta situação a partir da nossa embaixada em Islamabad", adianta. 

O aeroporto de Cabul foi este domingo e segunda-feira invadido por centenas de pessoas que tentam fugir após os talibãs terem tomado o país. Pelo menos cinco pessoas morreram no caos.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.