Sábado – Pense por si

Tsuneo Watanabe (1926 - 2024)

Ricardo Santos
Ricardo Santos 25 de dezembro de 2024 às 23:00

Tubarão da comunicação social japonesa, jornalista, conselheiro de primeiros-ministros, presidente de equipas desportivas, serviu durante a II Guerra Mundial e opôs-se ao sistema imperial do Japão.

Na escola secundária, Tsuneo Watanabe dedicava mais tempo a descobrir os grandes vultos do pensamento do que a estudar os manuais das disciplinas. Foi assim que mergulhou nos pensamentos de Immanuel Kant, Friedrich Nietzsche ou Kitaro Nishida e, em 1945, chegou ao curso de Filosofia da Universidade Imperial de Tóquio. A Segunda Guerra Mundial aproximava-se do fim, mas Watanabe ainda foi recrutado para o exército nipónico, como o equivalente a segundo cabo, permanecendo no ativo até ao fim do conflito. Desse período, guardou até ao fim dos dias a certeza de não o querer repetir.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.