Sábado – Pense por si

O legado de Bin Laden

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto 02 de maio de 2021 às 10:00

Há 20 anos os EUA invadiram o Afeganistão para acabar com a Al Qaeda. Dez anos depois eliminaram o seu líder – mas o grupo terrorista sobreviveu.

Há exatamente 10 anos, a 2 de maio de 2011, um conjunto de helicópteros descolava de uma base americana no Afeganistão com uma equipa de Navy Seals a bordo. Na calada da noite, escura, sem lua, voaram através das montanhas, atravessaram a fronteira com o Paquistão e dirigiram-se a Abbottabad, uma cidade a cerca de 120km da capital Islamabad, conhecida por ser um acantonamento militar, uma espécie de West Point na versão paquistanesa.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.