Sábado – Pense por si

O caldeirão da violência francesa

João Carlos Barradas
João Carlos Barradas 06 de julho de 2023 às 20:00

Os ataques seletivos a vários políticos, inclusive descendentes de emigrantes africanos, são só mais um dos episódios da nova onda de violência que visa várias cidades de França. O que levou a tudo isto é mais profundo do que a morte de um adolescente.

A Filipe Ferreira-Pousos pegaram-lhe fogo ao carro no jardim da residência, em La Riche, e Emmanuel François, ameaçado no meio da rua, em Saint-Pierre-des-Corps, viu o seu veículo reduzido a uma carcaça fumegante. Mélanie Nowak teve pior sorte e fraturou a tíbia ao fugir com os dois filhos pequenos quando, na madrugada de domingo, lançaram um carro a arder contra a casa em L’Haÿ-les-Roses. O marido, Vincent Jeanbrun, encontrava-se na câmara desta comuna dos subúrbios do Sul de Paris a que preside.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.