Sábado – Pense por si

O caldeirão da violência francesa

João Carlos Barradas
João Carlos Barradas 06 de julho de 2023 às 20:00

Os ataques seletivos a vários políticos, inclusive descendentes de emigrantes africanos, são só mais um dos episódios da nova onda de violência que visa várias cidades de França. O que levou a tudo isto é mais profundo do que a morte de um adolescente.

A Filipe Ferreira-Pousos pegaram-lhe fogo ao carro no jardim da residência, em La Riche, e Emmanuel François, ameaçado no meio da rua, em Saint-Pierre-des-Corps, viu o seu veículo reduzido a uma carcaça fumegante. Mélanie Nowak teve pior sorte e fraturou a tíbia ao fugir com os dois filhos pequenos quando, na madrugada de domingo, lançaram um carro a arder contra a casa em L’Haÿ-les-Roses. O marido, Vincent Jeanbrun, encontrava-se na câmara desta comuna dos subúrbios do Sul de Paris a que preside.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.