O recorde absoluto da temperatura no mês de dezembro foi batido esta quinta-feira quando os termómetros atingiram os 49,8 graus na localidade de Eucla.
A Austrália bateu esta quinta-feira pela segunda vez o recorde do dia mais quente com uma temperatura máxima média nacional de 41,9 graus Celsius, informou o departamento meteorológico. Na quarta-feira já tinha sido batido um recorde com 40,9 graus. No entanto, o recorde absoluto da temperatura no mês de dezembro foi batido esta quinta-feira quando os termómetros atingiram os 49,8 graus na localidade de Eucla, na Austrália Ocidental.
O recorde absoluto anterior alcançado em dezembro tinha sido registado em Birdsville, Queensland, em 1972 (49,5 graus). A Austrália está a viver uma onda de calor excecional que é particularmente preocupante num país já devastado nos últimos meses por centenas de incêndios florestais.
O estado de Nova Gales do Sul, o mais populoso da Austrália, declarou um estado de emergência de sete dias por causa dos incêndios. Cerca de dois mil bombeiros lutam contra as chamas, que ainda estão incontroláveis em algumas zonas, com o apoio de equipas australianas, dos Estados Unidos e do Canadá.
O último estado de emergência durou sete dias em meados de novembro, devido aos fogos. O centro de Sydney atingiu uma máxima de 39 graus. Pelo menos seis pessoas morreram devido aos incêndios florestais em Nova Gales do Sul, a região mais duramente atingida por incêndios e seca severa, onde 13.000 quilómetros quadrados de terra arderam desde 1 de julho.
A temporada de incêndios na Austrália varia de acordo com a área e as condições meteorológicas, embora sejam geralmente registados entre os meses de dezembro e março. Os piores incêndios ocorridos no país nas últimas décadas ocorreram no início de fevereiro de 2009, no estado de Victoria (sudeste), e causaram 173 mortos e 414 feridos. A área ardida foi de 4.500 quilómetros quadrados.
Novo recorde de calor na Austrália com média nacional de 41,9 graus
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.