Sábado – Pense por si

Nova greve na Air France prevista para 23 de Março

Os sindicatos reclamam aumentos salariais de 6% para repor o poder de compra.

Onze sindicatos da Air France convocaram uma nova greve para 23 de Março, um mês após uma outra paralisação que levou a companhia aérea a anular um quarto dos voos, indicou hoje a AFP.

As organizações representativas de pilotos, hospedeiras, comissários de bordo e pessoal de terra vão ainda reunir-se no dia 15 de Março para, eventualmente, "endurecer o movimento" reivindicativo, indicaram dois sindicatos.

Paralelamente, o principal sindicato dos pilotos, SNPL, ameaça recorrer, caso seja necessário, a uma ou várias paralisações, que podem ultrapassar os seis dias.

No passado dia 22 de Fevereiro, um movimento de greve que envolveu várias categorias profissionais levou a empresa a cancelar 25% dos voos.

Os sindicatos reclamam aumentos salariais de 6% para repor o poder de compra, depois do último aumento geral em 2011.

A administração da empresa decidiu aplicar unilateralmente em 2018 um aumento geral de 1% em duas fases e 1,4% para o pessoal de terra.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.