Sábado – Pense por si

Nobel da Química vai para as máquinas mais pequenas do mundo

05 de outubro de 2016 às 11:02
As mais lidas

São três os laureados pelo desenvolvimento de "equipamentos de síntese molecular" que permitem ligações moleculares, um é francês, outro britânico e um holandês

O Prémio Nobel da Química de 2016 foi atribuído ao francês Jean-Pierre Sauvage, ao britânico J. Fraser Stoddart e ao holandês Bernard L. Feringa pelo desenvolvimento das máquinas mais pequenas do mundo e pela "concepção de equipamentos de síntese molecular"

Os equipamentos criados pelos laureados da Química deste ano são mil vezes mais finos do que um fio de cabelo, o que permite fazer ligações de moléculas até em músculos.

A temporada dos prémios Nobel 2016 começou na segunda-feira com o anúncio do Nobel da Medicina, atribuído ao japonês Yoshinori Ohsumi pela descoberta do mecanismo de autofagia celular. O Nobel da Física foi atribuído na terça-feira a David J. Thouless, e a F. Duncan M. Haldane e J. Michael Kosterlitz pelas descobertas teóricas das transições da fase topológica e às fases topológicas da matéria.

Nobel da Química vai para as máquinas mais pequenas do mundo
Nobel da Química vai para as máquinas mais pequenas do mundo Henrik Montgomery/EPA

Na sexta-feira será anunciado o da Paz, enquanto os da Economia (dia 10) e da Literatura (dia 13) serão atribuídos na próxima semana.

Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.