Quem é Kristalina Georgieva?

Quem é Kristalina Georgieva?
Leonor Riso 05 de outubro de 2016

O Conselho de Segurança da ONU votará o nome do próximo secretário-geral da ONU exercendo pela primeira vez o poder de veto

Caso Kristalina Georgieva supere com sucesso as votações do Conselho de Segurança e o seu nome seja recomendado por este órgão, o cargo de secretária-geral da ONU será mais um na lista da búlgara em organizações internacionais. Hoje, decorre uma votação no Conselho de Segurança em que os países poderão exercer pela primeira vez, entre as suas escolhas, o direito de veto. 

Actualmente, Georgieva, considerada a maior adversária de António Guterres, é vice-presidente da Comissão Europeia, tendo a pasta do Orçamento e Recursos Humanos e sendo responsável pelo orçamento comunitário. Pediu uma licença de um mês para se dedicar à corrida pelo cargo na ONU. Primeiro, fora responsável pela pasta da Cooperação Internacional, Ajuda Humanitária e Resposta a Crises. O seu caminho nas instituições internacionais e fora dos ambientes académicos (ensinou no MIT, na Universidade de Sófia, na London School of Economics, entre outras) começou no Banco Mundial.

Nesta instituição financeira, o cargo mais importante que ocupou foi o de vice-presidente e de secretária de corporate, sendo uma interlocutora entre gestores, o Conselho de Directores e os 186 países que integram a organização. Entrou no Banco Mundial em 1993, como economista ambiental.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Investigação
Opinião Ver mais