NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
O navio violou as águas da Coreia do Sul esta manhã gerando novo episódio de tensão um dia depois de Pyongyang após ter lançado um rocket de longo alcance
Um navio patrulha da Coreia do Norte entrou esta manhã em águas da Coreia do Sul, gerando novo episódio de tensão um dia depois de Pyongyang ter lançado umrocketde longo alcance.
O patrulheiro norte-coreano cruzou a delimitação marítima ocidental entre as duas coreias às 6h55 locais 21h55 em Lisboa), segundo um porta-voz do Ministério da Defesa da Coreia do Sul.
O navio permaneceu 20 minutos em águas sul-coreanos e regressou ao lado da Coreia do Norte depois de um navio militar da Coreia do Sul ter feito disparos de advertência, explicou a mesma fonte.
A Marinha sul-coreana "está numa situação de alerta elevada e intensificou a vigilância das actividades da Coreia do Norte", afirmou aquele porta-voz.
Estas incursões em águas sul-coreanas são relativamente frequentes, uma vez que Pyongyang não reconhece a delimitação marítima entre os dois países traçada no final da guerra da Coreia (1950-53).
Este episódio ocorreu depois de no domingo o Conselho de Segurança das Nações Unidas ter condenado "firmemente" o lançamento, no mesmo dia, de umrocket pela Coreia do Norte e ter anunciado que vai aprovar em breve novas sanções contra o país.
A declaração do Conselho foi unânime, o que significa que foi apoiada pela China, o principal aliado de Pyongyang, e pelos restantes 14 países que compõem o Conselho de Segurança.
O órgão executivo da ONU reuniu-se de emergência no domingo, a pedido dos Estados Unidos, do Japão e da Coreia do Sul, depois de a Coreia do Norte anunciar o lançamento de foguetão para colocar um satélite em órbita que a comunidade internacional considera ter sido um ensaio de mísseis balísticos.
Navio patrulha norte-coreano entra em águas da Coreia do Sul
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O Novo Banco não encherá só os bolsos da Lone Star: no mundo ligado pela finança, os ganhos vão para bombeiros em LA, polícias em Chicago, professores no Texas
Por mais grave e chocante que o caso de Bolsonaro seja, a sua sentença é um sinal de funcionamento do regime democrático brasileiro e, por isso, um sinal de esperança no futuro
Com preços inflacionados e bases de dados suspeitas, este ano já foram pagos mais de 230 milhões de euros aos médicos tarefeiros. E ainda: as fotos do Portugal antigo e o negócio dos contentores, usados na construção de casas, escritórios ou hospitais
O que os palestinianos nunca aceitaram – um estado independente e soberano ao lado de Israel – é agora reconhecido por Portugal e mais nove países europeus. Que estado é esse, ninguém sabe. Mas o Hamas sabe que, depois do massacre, veio a recompensa.