Sábado – Pense por si

Morreu o marido do jornalista Glenn Greenwald

David Miranda tinha 37 anos e estava internado há quase um ano.

Morreu David Miranda, ex-deputado estadual do Brasil e marido de Glenn Greenwald, o jornalista norte-americano que revelou a história de Edward Snowden e da vigilância feita pela Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA, no jornalThe Guardian.

REUTERS/Ricardo Moraes

David Miranda estava internado desde agosto de 2022 e faria 38 anos esta quarta-feira, dia 10. Foi diagnosticado com uma infeção gastrointestinal e sofreu infeções sucessivas ao longo do internamento que começou em agosto de 2022.

Em março, o jornalista já tinha indicado nas redes sociais que o marido, que foi deputado pelo Partido Democrático Trabalhista no Brasil, não tinha muito tempo de vida.

A morte foi confirmada por Glenn Greenwald nas redes sociais: "A sua morte, cedo de manhã, aconteceu depois de uma batalha de nove meses nos cuidados intensivos. Morreu em paz, rodeado pelos nossos filhos, família e amigos."

Em 2013, David Miranda foi detido no aeroporto de Heathrow, em Londres, sob uma lei antiterrorismo. Depois de ser questionado durante nove horas, acabou por ser libertado sem acusação.

Artigos Relacionados

Greve geral ou prova de vida sindical?

Estes movimentos, que enchem a boca com “direitos dos trabalhadores” e “luta contra a exploração”, nunca se lembram de mencionar que, nos regimes que idolatram, como Cuba e a Venezuela, fazer greve é tão permitido como fazer uma piada com o ditador de serviço.