Secretário de estado norte-americano debateu hoje o patriarca ortodoxo de Constantinopla a liberdade religiosa no país.
O secretário de estado norte-americano, Mike Pompeo, debateu hoje com o patriarca ortodoxo de Constantinopla a liberdade religiosa no país durante uma visita a Istambul que não prevê encontros com membros do Governo turco.
Segundo assinalam as autoridades norte-americanas, a reunião com o líder religioso ortodoxo teve como objetivo "discutir questões religiosas na Turquia e na região".
Fontes diplomáticas dos Estados Unidos indicaram que Pompeo estava disposto a reunir-se com as autoridades turcas em Istambul, mas, de acordo com a imprensa local, o Governo só aceitou qualquer encontro na cidade de Ancara, a capital do país.
Washington insistiu que Pompeo tem uma agenda muito condicionada porque está numa visita a vários países europeus e do Médio Oriente.
Mesmo assim, a administração norte-americana referiu que a ausência de contactos institucionais na Turquia não tem qualquer significado político.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Turquia criticou na semana passada a visita, considerando "inapropriada" a preocupação expressa pelos Estados Unidos sobre a questão da liberdade religiosa na Turquia.
"Seria mais aconselhável que os Estados Unidos se olhem ao espelho e mostrem a sensibilidade necessária perante as violações dos direitos humanos, como o racismo, a islamofobia e os crimes de ódio no próprio país", acusou o ministério turco num comunicado.
Mike Pompeo visita Turquia sem encontros com o Governo
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Nos próximos dez anos, ninguém nos garante que André Ventura não se tornará Primeiro-Ministro e que não tente um assalto à Constituição para construir a prometida “quarta república” onde vigorarão os tais “três Salazares”.
Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?