Sábado – Pense por si

Meloni afasta participação da Itália em eventual força de paz para a Ucrânia

Lusa 15 de março de 2025 às 14:09
As mais lidas

Embora a sua presença não fosse ainda certa, Giorgia Meloni acabou por se juntar à cimeira virtual convocada pelo primeiro-ministro britânico, Keir Starmer.

A primeira-ministra italiana informou este sábado outros líderes europeus que o seu Governo não tenciona participar com tropas italianas numa potencial força de paz para a Ucrânia, um dos temas em debate no âmbito de um possível cessar-fogo.

"A primeira-ministra confirmou que a Itália tenciona continuar a trabalhar com os seus parceiros europeus e ocidentais e com os Estados Unidos para definir garantias de segurança credíveis e eficazes, reiterando que não está prevista a participação nacional numa eventual força militar no terreno", afirmou o Governo italiano em comunicado.

Embora a sua presença não fosse ainda certa, Giorgia Meloni acabou por se juntar à cimeira virtual convocada pelo primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, e à qual assistiram, entre outros, o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, e o Presidente francês, Emmanuel Macron.

Em comunicado, o Governo italiano sublinhou a necessidade de trabalhar em prol de "uma paz justa e duradoura" e "da futura soberania e segurança da Ucrânia", objetivos que Meloni quer abordar com vários parceiros, incluindo os Estados Unidos, com vista a "definir garantias de segurança credíveis e eficazes".

Meloni reiterou que "não está previsto" que as tropas italianas possam participar "numa eventual força militar no terreno", uma hipótese na qual Starmer e Macron, principalmente, estão a trabalhar.

REUTERS/Abdul Saboor
Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.