Sábado – Pense por si

Máscaras deixam de ser obrigatórias nos transportes públicos na Dinamarca

A Dinamarca vai antecipar o fim das máscaras obrigatórias nos transportes públicos. A regra deixa de se aplicar a partir deste sábado, duas semanas antes daquilo que estava previsto.

O ministro dos Transportes da Dinamarca anunciou que as máscaras deixarão de ser obrigatórias nos transportes públicos do país, como comboios, autocarros ou metro. O anúncio foi feito por Benny Engelbrecht, esta sexta-feira, através de comunicado.

"Estamos numa situação em que uma boa parte da população está vacinada e estamos a voltar a uma vida diária mais normal. Isso quer dizer que podemos dizer adeus às máscaras nos autocarros, comboios e no metro", indicou o ministro dinamarquês.

"Tem sido obrigatório utilizar uma máscara quando se entra e sai dos transportes públicos, porque pode ser difícil manter a distância. Mas, nos casos em que seja possível manter distanciamento social, escolhemos abolir essa regra", indicou Benny Engelbrecht.

A máscara deixa de ser obrigatória nos transportes públicos a partir deste sábado, dia 14 de agosto, duas semanas antes do que era antecipado. O Governo dinamarquês tinha apontado para dia 1 de setembro para levantar esta restrição. Desde dia 22 de agosto de 2020 que as máscaras eram obrigatórias nos transportes.

As máscaras vão continuar a ser obrigatórias nos aeroportos e nos aviões, uma vez que essa obrigatoriedade resulta de um acordo internacional.

Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.