Sábado – Pense por si

Marrocos. (Quase) sozinhos entre os escombros

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 14 de setembro de 2023 às 20:00

Nas comunidades remotas no Atlas multiplicam-se as histórias de salvamentos feitos por sobreviventes, com pouco ou nenhum apoio. Rei em Paris aquando do terramoto atrasou a reação das autoridades.

Passavam 11 minutos das 11 horas da noite e Tayeb ait Ighenbaz, um pastor de cabras que vive numa pequena comunidade nas montanhas do Atlas, estava em casa com os pais, a mulher e os dois filhos. Quando a casa começou a abanar violentamente, quase todos correram para a porta – a mãe de Tayeb esperou uns segundos que o pai, que estava a dormir, se levantasse e saísse. A casa desabou sobre os dois e o filho de Tayeb, que conseguira sair com a mulher e a filha. O pastor não perdeu tempo e começou imediatamente a escavar entre os destroços para resgatar o filho de 11 anos, que tinha uma mão de fora, mas já não foi a tempo de salvar os pais, enterrados sob o peso de um muro – ao canal britânico BBC, Tayeb explicou como sente que teve de escolher entre o filho e os pais.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.