NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Reconhecimento foi feito durante uma conversa entre o secretário de Estado dos EUA e o ministro dos Negócios Estrangeiros da Dinamarca, à margem da reunião da NATO.
Numa reunião, na quinta-feira em Bruxelas, com o ministro dos Negócios Estrangeiros dinamarquês, Lars Lokke Rasmussen, Marco Rubio, o secretário de Estado dos EUA reafirmou a "forte relação" entre ambas as nações. Segundo o governante dinamarquês terá também reconhecido o direito à autodeterminação por parte da Gronelândia.
AP Photo/Jacquelyn Martin
A reunião aconteceu após meses de tensão entre os Estados Unidos e a Dinamarca devido às repetidas ameaças do presidente dos EUA, Donald Trump, de tornar a Gronelândia, uma ilha no Ártico que faz parte da Dinamarca, território norte-americano.
Recentemente, o vice-presidente dos EUA, JD Vance, visitou também uma base militar dos EUA a norte da Gronelândia, onde acusou a Dinamarca de não estar a fazer um bom trabalho para manter a ilha segura, sugerindo que os EUA fariam melhor.
Desde então, a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, afirmou que cabe ao povo da Gronelândia decidir o seu próprio futuro, mas considerou a acusação feita por Vance injusta. Frederiksen aterrou em Nuuk na quarta-feira, numa viagem de três dias, e prometeu apoiar a Gronelândia contra as repetidas declarações feitas por Trump de controlar a ilha ártica.
Após o seu encontro com Rubio, Lars Lokke Rasmussen disse aos jornalistas que a Gronelândia não fez parte da agenda, "mas aproveitei a oportunidade para dizer algumas coisas em nome do Reino da Dinamarca", afirmou. "Mais especificamente, que estas repetidas declarações do presidente dos EUA com uma visão de ambição de controlar a Gronelândia não são de alguma forma sustentável", esclareceu. "Chegou a um ponto em que põe efetivamente em causa a nossa soberania enquanto reino".
Rasmussen afirmou ainda que era altura da NATO prestar mais atenção à situação no Ártico, que neste momento é do interesse de três grandes potências mundiais - EUA, China e Rússia -, e que era da responsabilidade da aliança proteger esta região.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Através da observação da sua linguagem corporal poderá identificar o tipo de liderança parental, recorrendo ao modelo educativo criado porMaccobye Martin.
Ficaram por ali hora e meia a duas horas, comendo e bebendo, até os algemarem, encapuzarem e levarem de novo para as celas e a rotina dos interrogatórios e torturas.
Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.