Sábado – Pense por si

Manual para sacerdotes chilenos: "não tocar nos genitais ou dar beijos na boca"

C.A.C. 01 de outubro de 2018 às 18:29

Documento assinado pelo cardeal Ricardo Ezzati foi publicado e retirado horas depois. Vítimas de abusos por parte de padres chilenos dizem que igreja está a transformar crimes em demonstrações de afecto.

O documento está assinado pelo cardeal de Santiago do Chile, Ricardo Ezzati, acusado de encobrir os casos de abusos sexuais no seio da igreja católica chilena, e pretende ser um manual de boas práticas para gerir a relação entre sacerdotes e fiéis. Assim, passa a ser proibido aos padres dar "abraços demasiado apertados", "dar palmadas nos glúteos ou tocar nas áreas genitais ou no peito", "dar massagens", "beijar na boca" e "recostar-se ou dormir com meninos, meninas ou adolescentes". O documento não fala directamente deabusos sexuais, preferindo usar expressões como "sinais ambíguos" e "factos dolorosos".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.