Sábado – Pense por si

Freiras americanas acusadas de maus-tratos e homicídio

C.A.C. 28 de agosto de 2018 às 21:39

Irmãs do orfanato de St. Joseph, no Vermont, foram acusadas de terem assassinado três rapazes. Cem antigos residentes processaram a diocese, que garante estar a identificar os acontecimentos.

Foi o casamento de Joseph Barquin que deu início ao caso. Impressionada, a mulher perguntou-lhe a origem das marcas nos genitais e o homem admitiu ter sido vítima de abusos no orfanato de St. Joseph, em Burlington, Vermont, nos EUA, e que não era caso único. Tudo tinha acontecido quando uma freira - pertecente às Sisters of Providence - o fechara numa sala, o acariciara e lhe batera com um objecto cortante. Corriam os anos 90 do século passado, quando, aconselhado pela companheira, fez terapia e pediu ajuda à diocese para pagar os tratamentos. Sem resposta, recorrer ao advogado Philip White para processar a instituição. Apesar de tudo ter acontecido nos anos 50 e a lei lhe dar apenas seis anos para apresentar queixa. Agora, e após quatro anos de investigação, a jornalista Christine Kenneally do BuzzFeed revelou os detalhes do caso do orfanato católico que acabou processado por mais de uma centena de pessoas. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.