Presidente do Brasil vai convidar homólogo russo para a cimeira de 2024 e não irá cumprir o mandado internacional de captura que recai sobre ele.
O presidente do Brasil anunciou que se Vladmir Putin for ao Brasil, no próximo ano, para a cimeira do G20 não será preso. O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu em março um mandado internacional de prisão contra o presidente russo por crimes de guerra cometidos na Ucrânia.
Lula da Silva falava ao site Firstpost, numa entrevista à margem da cimeira do G20 que decorre este fim de semana em Nova Delí, na Índia. O líder brasileiro garantiu que o homólogo russo será convidado para a cimeira do próximo ano, no Rio de Janeiro. Putin acabou por não marcar presença nesta cimeira, onde está o ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov.
Na entrevista, Lula da Silva anunciou ainda que conta participar do encontro dos BRICS que está previsto realizar-se na Rússia, ainda antes da cimeira no Rio de Janeiro.
"Acredito que Putin pode ir ao Brasil sem problemas. O que posso dizer-lhe é que se for presidente do Brasil, e ele for ao Brasil, de certeza que não será preso", afirmou o líder de governo brasileiro.
O TPI emitiu o mandado em março, acusando Putin do crime de guerra de deportação ilegal de centenas de crianças ucranianas. A Rússia nega estar envolvida em crimes de guerra ou de levar à força crianças para o seu território. A emissão do mandado tem inibido ainda mais Putin de sair do país, tendo já falhado o encontro do BRICS na África do Sul e agora a cimeira do G20.
O Brasil assinou o Estatuto de Roma que levou à criação do TPI, mas ainda não esclareceu o que estas declarações significam à luz deste compromisso. Lula da Silva tem também recusado condenar a Rússia pela invasão da Ucrânia, iniciada a 24 de fevereiro de 2022.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Agora existem os neo-fascistas. E Steve Bannon é um deles. E a sua influência global é enorme. E em Portugal os seus discípulos não se encontram apenas no Chega.
Para perceber se uma pessoa gosta de si ou não, perceba se ela quer estar ou não perto de si. Outra pista é o tempo que demora a responder a uma mensagem, email ou chamada, o tempo indica a importância que tem para essa pessoa.