NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
O México convidou o chefe de Estado russo para estar presente na cerimónia de posse de Sheinbaum, marcada para 1 de outubro.
O futuro ministro dos Negócios Estrangeiros mexicano, Juan Ramon, sublinhou que o convite era apenas uma "prática protocolar".
A embaixada da Ucrânia pediu ao Governo do México que detenha o Presidente da Rússia, com base num mandado do Tribunal Penal Internacional, caso Vladimir Putin compareça na tomada de posse da Presidente mexicana, Claudia Sheinbaum.
"Confiamos que o Governo mexicano respeitará o mandado de captura internacional" contra Putin e "entregá-lo-á ao órgão judicial das Nações Unidas em Haia", o Tribunal Penal Internacional (TPI), disse a embaixada, em comunicado divulgado na quarta-feira.
O México convidou o chefe de Estado russo para estar presente na cerimónia de posse de Sheinbaum, marcada para 1 de outubro.
O futuro ministro dos Negócios Estrangeiros mexicano no governo de Sheinbaum, Juan Ramon, sublinhou na quarta-feira que o convite endereçado a Putin era apenas uma "prática protocolar".
O atual Ministério dos Negócios Estrangeiros mexicano referiu que foram enviados convites para os mais de 200 países com quem o México mantém laços diplomáticos, numa lista que inclui "208 líderes estrangeiros e 34 chefes de organizações internacionais".
O TPI emitiu, em março de 2023, um mandado de detenção contra Putin, acusado de crimes de guerra pela deportação de crianças de zonas ocupadas da Ucrânia para a Rússia.
O México é signatário do Estatuto de Roma, o tratado internacional que fundou o TPI, que prevê ser "dever de cada Estado submeter à sua jurisdição penal os responsáveis por crimes internacionais".
A embaixada da Ucrânia na Cidade do México descreveu Putin como um "criminoso de guerra", que terá de responder em tribunal pela invasão da Ucrânia, iniciada em fevereiro de 2022.
Por outro lado, a embaixada agradeceu ao Governo mexicano por ter também convidado o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, para a posse de Sheinbaum.
Claudia Sheinbaum, primeira mulher eleita Presidente do México após a vitória nas eleições de 02 de junho, vai assumir oficialmente o cargo a 01 de outubro, para um mandato de seis anos.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.