Sábado – Pense por si

Libertado jovem homicida que originou os protestos em Hong Kong

Cátia Andrea Costa , Diogo Camilo 23 de outubro de 2019 às 11:43

Chan Tong-kai confessou ter matado a namorada grávida durante uma viagem a Taiwan, com quem Hong Kong não tem acordo de extradição. Tentativa de alteração à lei, que incluía a China, levou centenas de milhares de pessoas às ruas por medo de prisões arbitrárias.

As autoridades de Hong Kong libertaram, esta quarta-feira, Chan Tong-kai, de 20 anos, que confessou ter matada a namorada, Poon Hiu-wing, durante umas férias de nove dias na capital de Taiwan, Tapei. Este caso é visto como o ponto de partida dos protestos que começaram há cinco meses na região administrativa chinesa. A possível alteração à lei de extradição, que dava este caso como exemplo, colocou centenas de milhares de pessoas na rua. E os protestos partiram para exigências de democracia e liberdade política face a Pequim, outro elemento fundamental de toda a história.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Aproveitar os feriados

Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?