Sábado – Pense por si

Já abriram as mesas de votação nos Estados Unidos

Diogo Barreto
Diogo Barreto 05 de novembro de 2024 às 13:13
As mais lidas

Até ao momento já cerca de 80 milhões de americanos depositaram o seu voto antecipadamente.

Vários estados já começaram a votar para as presidenciais norte-americanas. Alabama, Delaware, District of Columbia, Florida, New Hampshire, Illinois, Indiana, Kansas,  Louisiana, Maryland, Massachusetts, Missouri, Rhode Island, Carolina do Sul e Wyoming são os estados onde as urnas abriram às 8h (13h em Portugal Continental). Já começaram também a votar nos estados-chave Geórgia, Pensilvânia e no Michigan.

REUTERS/Faith Ninivaggi

Até ao momento já cerca de 80 milhões de americanos depositaram o seu voto antecipadamente. Desses 45 milhões votaram pessoalmente e 38 milhões por correio.

Cidadãos americanos a partir dos 18 anos podem registar-se para votar. Existem mais de 240 milhões de eleitores elegíveis nos Estados Unidos, mas a taxa de participação é muito menor. Em 2020 foram 140 milhões os votos depositados.

Já foram conhecidos os primeiros resultados do dia. Dixville Notch é a primeira localidade norte-americana a votar nas eleições presidenciais. Os seis eleitores de Dixville Notch, no estado de New Hampshire, votaram à meia-noite (5h00 em Lisboa) e não demorou muito até serem conhecidos os resultados: três votos para Donald Trump e três votos para Kamala Harris. O resultado tem sido interpretado como uma metáfora para a corrida renhida que se adivinha. O empate é um cenário muito improvável, mas possível. Caso aconteça a nível nacional, saiba quais os passos seguintes neste descodificador.

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.