Em causa está a possibilidade de o Hamas ter violado o acordo de cessar-fogo.
O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, ordenou esta terça-feira a realização de ataques "intensos" na Faixa de Gaza.
Bombardeamentos em Gaza causam mortes após anúncio do Hamas e apelo de Donald TrumpAP Photo/Leo Correa
“No seguimento de consultas de segurança, o primeiro-ministro Netanyahu ordenou o exército a realizar imediatamente fortes ataques na Faixa de Gaza”, escreveu o gabinete do primeiro-ministro na rede social X.
Israel alega que o Hamas violou claramente o acordo de cessar-fogo, assinado a 10 de outubro. Segundo o jornal The Jerusalem Post, o grupo palestiniano terá disparado um míssil antitanque e tiros contra os soldados israelitas.
Como consequência, as Forças de Defesa de Israel (IDF) realizaram ataques contra uma infraestrutura do grupo palestiniano, localizada no sul de Gaza, confirmou esta terça-feira o gabinete de Netanyahu citado pelo The Jerusalem Post.
"A resposta a estas violações será muito mais significativa do que as respostas da última vez", disse ao mesmo jornal uma fonte israelita.
O Hamas entretanto já reagiu a esta decisão. Em comunicado, o grupo acusou Israel de "fabricar falsos pretextos para levar a cabo novos passos agressivos" em Gaza e garantiu que o país está a obstruir os esforços do Hamas para encontrar os corpos de reféns mortos em Gaza.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Em muitas circunstâncias encontrei-me, falei, acompanhei algumas iniciativas de Francisco Pinto Balsemão. Nem sempre concordamos, mas quase sempre concordamos
Em 88 histórias (tantas quantos os anos de vida), traçamos o retrato de Francisco Pinto Balsemão. E ainda: violência e assédio sexual; pessoas que sofrem com a Covid longa.
É difícil explicar porque é que um parricídio ou um matricídio nos causa tanto horror. Entre várias coisas é porque, em princípio, é também um crime contra os nossos primeiros cuidadores.
O alegadamente firme almirante arrisca passar por quem acredita nos milagres do spin doctoring. Só que no fim, ficamos como no início: afinal o que é que pensa mesmo Gouveia e Melo?