Sábado – Pense por si

Islândia prepara-se para erupção vulcânica do Fagradalsfjall

Já se sentiram mais de 900 sismos na região e nas estradas, abriram-se fissuras. Milhares de pessoas foram retiradas do local.

Estradas perto de Grindavik, na costa sul da Islândia, foram fechadas ao público esta segunda-feira, 13, enquanto o país se prepara para uma erupção vulcânica.

A carregar o vídeo ...

Carros da polícia foram estacionados em estradas rumo à cidade. No asfalto, já se verificam fissuras.

Cerca de 4 mil pessoas foram retiradas de Grindavik ao longo do passado fim de semana, devido ao receio de que rocha derretida pudesse vir à superfície e atingisse a cidade costeira e uma central de energia geotérmica.

Já se sentiram cerca de 900 sismos na península de Reykjanes.

Esta área é um ponto vulcânico e sísmico. O vulcão Fagradalsfjall, com 385 metros de altitude, situa-se a 40 quilómetros de Reiquejavique, a capital islandesa. Em março de 2021, surgiram fontes de lava de uma fissura no chão com entre 500 e 750 metros na região do sistema vulcânico. 

A atividade vulcânica prolongou-se durante seis meses nesse ano, levando milhares de islandeses e turistas a visitar o local.Em agosto de 2022, deu-se uma erupção de três semanas na mesma área, a que se seguiu outra em julho de 2023.

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.