Sábado – Pense por si

Incêndio em Valência teve origem num eletrodoméstico de cozinha

O fogo matou dez pessoas em fevereiro no 8º andar do edifício com 138 apartamentos. Investigação descartou origem criminosa.

O incêndio num edifício no bairro de Campanar, em Valência, Espanha, que causou a morte de dez pessoas, teve origem num eletrodoméstico de uma cozinha do prédio de 14 andares, confirmou Pilar Bernabé, delegada do Governo da Comunidade Valenciana, aos meios de comunicação espanhóis.

DR

A delegada do Governo confirmou ainda que o incêndio começou no apartamento 86 do 8º andar do edifício com 138 habitações, tendo ficado descartada a possibilidade de ter origem num dos toldos situados no terraço de um dos apartamentos. As revelações foram feitas depois de a investigação judicial ter sido arquivada. 

Na sexta-feira, dia 8, o Tribunal de Valência aceitou o arquivamento provisório da investigação deste incêndio, excluindo também a possibilidade de origem criminosa do incêndio.

Com o processo arquivado, as seguradoras dos diferentes apartamentos vão poder trabalhar "para entrar e ver as questões que têm a ver com as pessoas afetadas, para que possam recomeçar os seus projetos de vida", referiu Pilar Bernabé.

No dia 22 de fevereiro, um incêndio iniciou-se por volta das 17h30 (16h30 em Lisboa) num prédio de 14 andares no bairro de Campanar, em Valência, onde viviam cerca de 450 pessoas. Neste incidente, 10 pessoas morreram e 15 ficaram feridas, incluindo sete bombeiros.

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.