Sábado – Pense por si

Imagem do Google Maps ajuda a desvendar crime em Espanha

Gabriela Ângelo 19 de dezembro de 2024 às 17:29
Capa da Sábado Edição 13 a 19 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 13 a 19 de agosto
As mais lidas

A pista obtida através da aplicação ajudou na investigação de um desaparecimento, que por sua vez levou à detenção de duas pessoas.

No município espanhol de Tajueco, perto de Soria, vivem cerca de 56 habitantes e nunca se passa nada. Foi a acreditar nisto que um homem colocou, em plena luz do dia, algo semelhante a um cadáver no seu porta-bagagens em plena luz do dia: não esperava ser apanhado pelo carro do Google Maps. As imagens foram parar à Polícia Nacional espanhola e levaram a duas detenções, entretanto. 

Google Maps
Google Maps Google Maps

A investigação sobre a pessoa suspeita de estar nesse porta-bagagens começou em novembro de 2023 quando um parente da vítima, de nacionalidade cubana e intitulada de JLPO pelas autoridades, denunciou o seu desaparecimento. As suspeitas surgiram quando recebeu mensagens através do WhatsApp de JLPO, contando que tinha conhecido uma mulher e que iria abandonar Soria e o seu telemóvel. 

A carregar o vídeo ...

Na verdade, a vítima tinha ido visitar uma mulher com quem mantinha uma relação e suspeita-se que ela tenha orquestrado o homicidio com o ex-marido. Agora, eram amantes. Ambos foram detidos a 12 de novembro, com a ajuda da imagem do Google Street View, e o histórico de mensagens de JLPO.

Apesar de a Polícia continuar à procura do motivo do crime, sabe-se que a detida, nascida em Cuba, vivia há anos em Espanha e esteve casada com o outro suspeito, natural de Soria. O desaparecido teria chegado ao país em janeiro de 2023. 

As pistas no telemóvel de JLPO e da sua ex-namorada levaram a Polícia ao cemitério de Andaluz onde encontraram, enterrado e desmembrado, "o torso em avançado estado de decomposição" que pode pertencer à vítima. As restantes partes do corpo continuam a ser procuradas. 

A investigação continua em curso e as imagens do Google Maps são só uma entre várias pistas do caso, indicam as autoridades. 

Artigos Relacionados