A pista obtida através da aplicação ajudou na investigação de um desaparecimento, que por sua vez levou à detenção de duas pessoas.
No município espanhol de Tajueco, perto de Soria, vivem cerca de 56 habitantes e nunca se passa nada. Foi a acreditar nisto que um homem colocou, em plena luz do dia, algo semelhante a um cadáver no seu porta-bagagens em plena luz do dia: não esperava ser apanhado pelo carro do Google Maps. As imagens foram parar à Polícia Nacional espanhola e levaram a duas detenções, entretanto.
Google MapsGoogle Maps
A investigação sobre a pessoa suspeita de estar nesse porta-bagagens começou em novembro de 2023 quando um parente da vítima, de nacionalidade cubana e intitulada de JLPO pelas autoridades, denunciou o seu desaparecimento. As suspeitas surgiram quando recebeu mensagens através do WhatsApp de JLPO, contando que tinha conhecido uma mulher e que iria abandonar Soria e o seu telemóvel.
A carregar o vídeo ...
Google Maps ajuda a desvendar homicídio de cubano que foi para Espanha à procura da mulher
Na verdade, a vítima tinha ido visitar uma mulher com quem mantinha uma relação e suspeita-se que ela tenha orquestrado o homicidio com o ex-marido. Agora, eram amantes. Ambos foram detidos a 12 de novembro, com a ajuda da imagem do Google Street View, e o histórico de mensagens de JLPO.
Apesar de a Polícia continuar à procura do motivo do crime, sabe-se que a detida, nascida em Cuba, vivia há anos em Espanha e esteve casada com o outro suspeito, natural de Soria. O desaparecido teria chegado ao país em janeiro de 2023.
As pistas no telemóvel de JLPO e da sua ex-namorada levaram a Polícia ao cemitério de Andaluz onde encontraram, enterrado e desmembrado, "o torso em avançado estado de decomposição" que pode pertencer à vítima. As restantes partes do corpo continuam a ser procuradas.
A investigação continua em curso e as imagens do Google Maps são só uma entre várias pistas do caso, indicam as autoridades.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O Estado português falha. Os sucessivos governos do país, falham (ainda) mais, numa constante abstração e desnorte, alicerçados em estratégias de efeito superficial, improvisando sem planear.
A chave ainda funcionava perfeitamente. Entraram na cozinha onde tinham tomado milhares de pequenos-almoços, onde tinham discutido problemas dos filhos, onde tinham planeado férias que já pareciam de outras vidas.