Sábado – Pense por si

Hamas diz que Israel bombardeou hospital Al Ahli

Lusa 13 de abril de 2025 às 11:36
As mais lidas

"Consideramos totalmente responsáveis a ocupação israelita, a administração norte-americana e os países que participam no genocídio", acusa o Hamas.

REUTERS/Dawoud Abu Alkas

O gabinete de informação da Faixa Gaza, governada pelo Hamas, declarou que as forças israelitas bombardearam no sábado à noite o hospital Al Ahli, também conhecido como Hospital Batista.

Vários 'média' noticiaram que o ataque causou danos graves e levou à retirada dos feridos.

"Condenamos este crime hediondo e desprezível e consideramos totalmente responsáveis a ocupação ‘israelita’, a administração norte-americana e os países que participam no genocídio, como Reino Unido, Alemanha e França", declarou o gabinete na plataforma de mensagens Telegram.

O gabinete de informação pediu à comunidade internacional, "às agências das Nações Unidas e organizações humanitárias e de defesa dos direitos humanos" que condenem "este crime", instando-as "a atuar de maneira rápida e urgente para pôr termo" ao "terrorismo organizado e a trabalhar de imediato para proteger o que resta das instalações de saúde na Faixa de Gaza".

A emissora Al Jazeera, suspensa pelo Governo israelita, noticiou que um vídeo, verificado pela própria estação, mostra trabalhadores de resgate no local de um edifício bombardeado no hospital Al Ahli, à procura de sobreviventes. Indica também que o ataque "deixou o hospital fora de serviço".

Até ao momento, o exército israelita não comentou o sucedido.

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.