Sábado – Pense por si

Governos devem adotar "medidas drásticas" contra alterações climáticas, diz Papa

O pontífice disse que os governos vão ter que demonstrar, na cimeira do clima da ONU, "vontade política" para tomar "medidas drásticas" contra as alterações climáticas. Francisco defendeu ainda a necessidade de reflexão sobre os consumos diários.

O Papa Francisco disse este domingo que os governos vão ter que demonstrar, na cimeira do clima da ONU, "vontade política" para tomar "medidas drásticas" contra as alterações climáticas e defendeu ainda a necessidade de reflexão sobre os consumos diários.

Na cimeira do clima da ONU, que se realiza no final de setembro em Nova Iorque, "os governos terão a responsabilidade de mostrar vontade política para tomar medidas drásticas" de modo a alcançar, o mais rápido possível, zero emissões de gases com efeitos de estufa, sublinhou Francisco.

O líder da igreja católica emitiu este apelo numa mensagem que foi hoje divulgada, no mesmo dia em que se inicia um mês de oração pela proteção dos oceanos e dos recursos naturais.

O Papa Francisco afirmou ainda ser importante que as pessoas reflitam sobre as suas atitudes "perigosas" de consumo.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.