
José Gil: "Estamos a viver uma última fase frenética do prazer. Come-se cultura"
Com 86 anos, diz que escrever e pensar o mundo não é uma profissão, mas uma forma de viver. E que as alterações climáticas vão originar uma revolução no pensamento
Com 86 anos, diz que escrever e pensar o mundo não é uma profissão, mas uma forma de viver. E que as alterações climáticas vão originar uma revolução no pensamento
O medo, a extrema-direita e as alterações climáticas marcam a entrevista a José Gil, um documento único nesta edição da SÁBADO.
Um estudo europeu, publicado na revisa científica "Scientific Reports" (do grupo "Nature") analisou mais de 1,7 milhões de "tweets", em português, espanhol e inglês, concluindo que a raiva, a tristeza e a ironia dominam as publicações "online" relacionadas com as alterações climáticas.
Uma ponte entre uma tragédia grega, Kiev e a Palestina, uma criação francesa com um recluso que se apaixonou pelo teatro na cadeia e a crise climática debatida e cantada estão na agenda das salas.
"Aceito, mas vou-lhe devolver. Sabe porquê? Para o senhor enforcar aqui as vossas ideias do negacionismo, do terraplanismo e de que não há alterações climáticas", disse.
O amoníaco libertado pelos excrementos dos pinguins pode aumentar a formação de nuvens.
Em 2003, quando substituiu Francisco Louçã na AR, a candidata do ADN lutou pelos direitos dos reclusos (que hoje reprime), combateu as alterações climáticas (que hoje chama de "fraude") e defendia a imigração (que hoje quer deportar).
Em 65 anos desapareceram 13,5 km2 de terra e o problema está a agravar-se. A culpa não é só das alterações climáticas e pôr areia nas praias vai ser insustentável.
O relatório do Serviço de Monitorização das Alterações Climáticas do programa da União Europeia Copernicus (C3S) e da Organização Meteorológica Mundial (OMM) indica que quase metade da Europa registou temperaturas recordes anuais em 2024.
O presidente do Conselho Europeu defendeu ainda um maior investimento no combate às alterações climáticas.
Memorando do secretário da Defesa Pete Hegseth refere que foram identificados mais de 360 milhões de dólares em subsídios para projectos não considerados alinhados com a nova administração, em áreas como a diversidade, equidade e inclusão, alterações climáticas, ciências sociais ou resposta à pandemia de covid-19.
O relatório confirma que 2024 foi o primeiro ano em que a temperatura média global excedeu os níveis pré-industriais em 1,55°C, tornando-se o ano mais quente já registado nos últimos 175 anos.
Municípios de Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacé e Sines apresentam esta segunda-feira o plano para o combate às alterações climáticas. Para responder à escassez de água, "a região terá de incrementar a poupança de água e encontrar formas alternativas para a obter– por exemplo através da dessalinização".
Depois do verão mais quente de sempre e dos mais recentes tsunamis geopolíticos, que têm comprometido a estabilidade global e os compromissos internacionais para o combate às alterações climáticas, esta organização traz consigo uma vontade redobrada de fazer cumprir os compromissos portugueses quer ao nível nacional e internacional.
Afonso Ferreira e Graça Sofia Nunes foram estudar o impacto das alterações climáticas no fitoplâncton e passarão quase um mês com 20 horas de luz por dia.
O renomado violinista Yo-Yo Ma deu um pequeno concerto, na quinta-feira, no topo das montanhas perto de Davos, na Suíça, onde esteve reunido o Fórum Económico Mundial. O objetivo foi alertar para o degelo dos glaciares devido às alterações climáticas.