Sábado – Pense por si

Europol apoia operação contra Estado Islâmico que resulta em detenção em Espanha

Em Espanha, foi detido um suspeito de ser um dos principais disseminadores de propaganda do EI na Internet.

A justiça belga e a Europol desenvolveram uma operação na quinta-feira para neutralizar contas 'online' da Amaq, organização de propaganda do grupo 'jihadista'Estado Islâmico (EI)e que resultou numa detenção em Espanha, foi hoje divulgado em Haia.

Segundo um comunicado da Europol, a operação decorreu entre os dias 21 e 24, liderada pela justiça belga e envolvendo 12 Estados-membros e nove fornecedores de serviços 'online'.

"No âmbito desta operação, a Guardia Civil efetuou uma detenção em Espanha por suspeita de ser um dos principais disseminadores de propaganda do EI na Internet", segundo o comunicado.

Por seu lado, a justiça belga adiantou ter conseguido "desativar muitas contas e colocar 'offline' uma série de portais na Internet", ressalvando que a Amaq poderá regressar ao ativo, mas só depois de investir muitos recursos.

O ataque foi perpetrado em cooperação com especialistas em contraterrorismo da agência de polícia europeia Europol que identificaram mais de 26 mil conteúdos de propaganda do EI em fornecedores como o Google. 

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.