Na Holanda, o calor é tanto que o metal dilatou em algumas pontes localizadas em Amesterdão e Haarlem, obrigando as autoridades municipais a arrefecer o material com água.
Recordes absolutos de calor foram estabelecidos na quarta-feira na Alemanha, na Bélgica e na Holanda, mas as temperaturas devem voltar a subir hoje numa Europa sob alerta.
Na Alemanha, o recorde registou-se a oeste, com os termómetros na cidade de Geilenkirchen a ascenderam aos 40,5ºC (graus Celsius). O anterior recorde no país datava de julho de 2015, em Geilenkirchen (40,3ºC).
À tarde, na Holanda, os termómetros mostravam 38,8ºC em Rijen, no sul, e 39,2ºC em Eindhoven, perto de Amesterdão.
O último recorde no país remontava a 1944, segundo o Instituto Meteorológico Real holandês.
O calor é tanto no país que o metal dilatou em algumas pontes localizadas em Amesterdão e Haarlem, obrigando as autoridades municipais a arrefecer o material com água.
Para o mesmo efeito, o canal de televisão local RTV Oost tem transmitido imagens de paisagens cobertas de neve.
No oeste do país, a imprensa local noticiou que várias centenas de porcos morreram, na terça-feira à noite, em Middelharnis, devido ao calor e à falta de ventilação.
A Bélgica, onde o alerta vemelho foi emitido primeira vez, também quebrou um recorde histórico.
Uma temperatura de 39,9°C foi medida na base militar Kleine-Brogel, no nordeste, segundo Instituto Meteorológico Real. É "a temperatura mais alta desde em 1833", indicaram.
Mas a onda de calor não fica por aqui, com os meteorologistas a preverem um novo aumento das temperaturas até sexta-feira.
Hoje, deve ser a vez da capital francesa, Paris, bater o recorde de 1947 (40,4°C).
O calor extremo pode mesmo desmoronar os tetos da catedral de Notre Dame, já debilitados devido ao grave incêndio que aconteceu em abril, avisou o arquiteto-chefe do monumento histórico de França.
Europa bate recorde de calor na quarta-feira, mas temperaturas vão aumentar
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.