Lagos está entre os cerca de 40 membros dirigentes da Aurora Dourada, condenados em outubro de 2020 após um julgamento que demorou cerca de cinco anos e meio.
O eurodeputado grego Ioannus Lagos, ex-dirigente do partido neonazi Autora Dourada, condenado a mais de 13 anos de prisão efetiva, foi hoje extraditado para Atenas após um mandado de detenção solicitado pelas autoridades gregas, indicaram fontes oficiais.
EPA/PANTELIS SAITAS
Segundo fontes aeroportuárias gregas, Lagos, 48 anos, detido em fins de abril em Bruxelas depois de levantada a imunidade parlamentar, chegou ao aeroporto Internacional de Atenas rodeado pela polícia local.
Lagos, que vai ser apresentado hoje a um tribunal na capital da Grécia, está entre os cerca de 40 membros dirigentes da Aurora Dourada, condenados em outubro de 2020 após um julgamento que demorou cerca de cinco anos e meio.
No dia em que o Tribunal Criminal de Atenas iria apresentar o veredicto, Lagos saiu da Grécia e seguiu para Bruxelas "para escapar à condenação", referiu a eurodeputada francesa Marie Toussaint (Verdes), relatora do Parlamento Europeu neste processo.
Alto quadro dirigente da Aurora Dourada, Lagos foi detido preventivamente, tal como a restante direção do partido neonazi, após o assassínio de Pavlos Fyssas, um músico antifascista, em setembro de 2013, perto de Atenas.
Acabou por sair em liberdade condicional 18 meses depois, para aguardar o julgamento.
A imunidade parlamentar foi levantada no final de abril por grande maioria dos eurodeputados, a pedido das autoridades gregas.
Lagos gozava dessa imunidade desde que foi eleito, em julho de 2019, para o Parlamento Europeu sob a bandeira da Autora Dourada, partido que deixou meses depois para se tornar independente.
Eurodeputado grego neonazi extraditado de Bruxelas para a Grécia
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Queria identificar estes textos por aquilo que, nos dias hoje, é uma mistura de radicalização à direita e muita, muita, muita ignorância que acha que tudo é "comunista"
Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.