Sábado – Pense por si

EUA lançam ataques na Síria e Iraque em retaliação pela morte de três militares

Jornal de Negócios 02 de fevereiro de 2024 às 21:45
As mais lidas

Os Estados Unidos atacaram esta sexta-feira "vários alvos" na Síria e no Iraque como retaliação pela morte de três soldados norte-americanos num ataque com drones a 28 de janeiro na Jordânia.

Os Estados Unidos lançaram esta sexta-feira ataques aéreos na Síria e no Iraque contra "vários alvos" de milícias apoiadas pelo Irão, avança a Bloomberg citando fonte militar.

Os ataques surgem em retaliação pela morte de três militares norte-americanos num ataque com drones a 28 de janeiro numa base localizada na Jordânia junto da fronteira com a Síria e Iraque. O ataque provocou ainda 30 feridos.

De acordo com a fonte ouvida pela Bloomberg, os ataques foram autorizados diretamente pelo presidente norte-americano, Joe Biden.

A Casa Branca tem estado sob pressão desde a morte dos militares para atacar o Irão. Biden, contudo, optou por não retaliar contra alvos em território iraniano, que arriscava uma nova retaliação e iniciar uma guerra com Teerão.

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.