Sábado – Pense por si

EUA. Expulso deputado acusado de gastar dinheiro da campanha em Botox e OnlyFans

Leonor Riso
Leonor Riso 01 de dezembro de 2023 às 16:43
As mais lidas

George Santos, de 35 anos, enfrenta julgamento em 2024. Garante ser inocente.

George Santos, de 35 anos, tornou-se hoje o sexto deputado de sempre a ser expulso do Congresso dos EUA pelos seus colegas. O deputado republicano foi acusado de vários crimes de corrupção, uso indevido de fundos para campanha e roubo de identidade, e irá ser julgado em setembro de 2024. 

REUTERS/Leah Millis

Filho de imigrantes brasileiros nos EUA, George Santos já tinha causado polémica após a sua eleição em 2022 por ter mentido acerca de dados biográficos como ter herança judaica (disse ser neto de pessoas que tinham fugido do Holocausto durante a II Grande Guerra) ou ter tido empregos no banco de investimento Goldman Sachs e no banco Citigroup, ou mesmo sobre ter sido aluno da Universidade de Nova Iorque. Todas estas alegações, que mencionou durante a sua campanha, não são verdade. 

Contudo, a situação agravou-se ao ter sido acusado de usar dinheiro destinado à sua campanha em tratamentos com Botox ou no site de conteúdos sexuais OnlyFans. Terá ainda cometido fraude com cartões de crédito e roubo de identidade: foram detetados gastos de 4 mil dólares (3,7 mil euros) em tratamentos de spa e outra quantia semelhante numa loja Hermès. 

Além disso, terá ainda recebido antes da sua eleição um subsídio a que não tinha direito, durante a pandemia. 

A votação acabou com 311 votos a favor da expulsão de George Santos e 114 contra. O deputado garante ser inocente. 

Já tinha sobrevivido a uma tentativa de expulsão no início de novembro. Na altura, os deputados sustentaram que o caso devia passar primeiro pela Justiça. 

George Santos não se vai recandidatar em 2024. Nos próximos dez dias, serão convocadas as eleições com vista à ocupação do seu lugar na Câmara dos Representantes.

Artigos Relacionados
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.