George Santos, de 35 anos, enfrenta julgamento em 2024. Garante ser inocente.
George Santos, de 35 anos, tornou-se hoje o sexto deputado de sempre a ser expulso do Congresso dos EUA pelos seus colegas. O deputado republicano foi acusado de vários crimes de corrupção, uso indevido de fundos para campanha e roubo de identidade, e irá ser julgado em setembro de 2024.
REUTERS/Leah Millis
Filho de imigrantes brasileiros nos EUA, George Santos já tinha causado polémica após a sua eleição em 2022 por ter mentido acerca de dados biográficos como ter herança judaica (disse ser neto de pessoas que tinham fugido do Holocausto durante a II Grande Guerra) ou ter tido empregos no banco de investimento Goldman Sachs e no banco Citigroup, ou mesmo sobre ter sido aluno da Universidade de Nova Iorque. Todas estas alegações, que mencionou durante a sua campanha, não são verdade.
Contudo, a situação agravou-se ao ter sido acusado de usar dinheiro destinado à sua campanha em tratamentos com Botox ou no site de conteúdos sexuais OnlyFans. Terá ainda cometido fraude com cartões de crédito e roubo de identidade: foram detetados gastos de 4 mil dólares (3,7 mil euros) em tratamentos de spa e outra quantia semelhante numa loja Hermès.
Além disso, terá ainda recebido antes da sua eleição um subsídio a que não tinha direito, durante a pandemia.
A votação acabou com 311 votos a favor da expulsão de George Santos e 114 contra. O deputado garante ser inocente.
Já tinha sobrevivido a uma tentativa de expulsão no início de novembro. Na altura, os deputados sustentaram que o caso devia passar primeiro pela Justiça.
George Santos não se vai recandidatar em 2024. Nos próximos dez dias, serão convocadas as eleições com vista à ocupação do seu lugar na Câmara dos Representantes.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Nos próximos dez anos, ninguém nos garante que André Ventura não se tornará Primeiro-Ministro e que não tente um assalto à Constituição para construir a prometida “quarta república” onde vigorarão os tais “três Salazares”.
Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?