Sábado – Pense por si

EUA e Reino Unido atacam instalações hutis no Iémen

Leonor Riso
Leonor Riso 22 de janeiro de 2024 às 22:43
As mais lidas

Foram atingidos um armazém subterrâneo, mísseis e outras estruturas militares.

Os Estados Unidos não estão em guerra com os hutis, frisou o Pentágono esta quinta-feira, depois de terem sido conhecidos detalhes sobre os novos ataques feitos em parceria com o Reino Unido.

REUTERS/Khaled Abdullah/File Photo

Um armazém subterrâneo, mísseis e outras estruturas militares hutis foram atingidos no Iémen. 

Os ataques foram confirmados numa declaração conjunta do Reino Unido, Austrália, Bahrein, Canadá, Países Baixos e EUA.

"Estes ataques precisos têm como objetivo degradar e interromper as capacidades usadas pelos hutis para ameaçar o comércio global e as vidas de marinheiros", indica a nota.

Sabrina Singh, porta-voz do Pentágono, disse que os ataques contra mísseis anti-navio foram defensivos. "Não estamos em guerra com os hutis", afirmou. "Os hutis são quem continua a lançar mísseis cruzeiro, mísseis anti-navio contra marinheiros inocentes. O que estamos a fazer, com os nossos parceiros, é autodefesa."

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.