Os Estados Unidos estão agora a ponderar as sanções contra os envolvidos, incluindo o fabricante do balão, identificado como um "fornecedor aprovado" do Exército de Libertação Popular da China.
O balão chines que sobrevoou a América do Norte durante mais de uma semana até ser abatido no Atlântico carregava equipamentos capazes de intercetar e geolocalizar comunicações.
REUTERS/Randall Hill
Um alto funcionário do Departamento do Estado dos Estados Unidos afirmou esta quinta-feira que o equipamento presente no balão foi identificado através de avião de espionagem U2 enviado pelos militares dos EUA para examinar o dispositivo chinês.
Os Estados Unidos consideram que "o equipamento do balão de alta altitude era claramente para vigilância de inteligência" uma vez que não correspondia com o que normalmente está "a bordo dos balões meteorológicos", objetivo alegado pela China para a existência do balão.
O balão chinês estava equipado com "várias antenas para incluir uma matriz provavelmente capaz de recolher e geolocalizar comunicação", além de "painéis solares grandes o suficiente para produzir a energia necessária para operar vários sensores de recolha de inteligência".
Segundo as informações agora conhecidas, a China terá utilizado este balão para espiar mais de 40 países nos cinco continentes.
Os Estados Unidos estão agora a ponderar as sanções contra os envolvidos, incluindo o fabricante do balão, identificado como um "fornecedor aprovado" do Exército de Libertação Popular da China.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O centrismo tem sido proclamado por diversas personalidades que não têm a mais pálida ideia do que fazer ao país. É uma espécie de prêt-à-porter para gente sem cultura política e, pior que isso, sem convicções ou rumo definido.
Legitimada a sua culpa, estará Sócrates tranquilo para, se for preciso, fugir do país e instalar-se num Emirado (onde poderá ser vizinho de Isabel dos Santos, outra injustiçada foragida) ou no Brasil, onde o amigo Lula é sensível a teses de cabalas judiciais.
Há um ataque em curso que vai contra os cérebros humanos e esse ataque parece ter vários pontos de partida. Isto a propósito do que Macron afirmou por estes dias: “Estamos numa guerra cognitiva com a China”, expressão importante e que, assim formulada, exige reflexão.