NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
O homem mais rico do mundo anunciou o seu modelo para rivalizar com o ChatGPT e com a DeepSeek. Vai estar disponível para os clientes que pagam pelo X.
O Grok 3 é a resposta de Elon Musk e da sua empresa de inteligência artificial, a xAI, ao ChatGPT e à DeepSeek. A nova versão do Grok (incorporada no X, antigo Twitter), espera rivalizar com outro large language models (LLM ou modelos de conversação) já no mercado. O Grok 3 será inicialmente fornecido gratuitamente aos subscritores da versão paga do X (Premium+), antes de ser acessível a outros públicos.
REUTERS
Este lançamento acontece pouco depois de Musk ter tentado comprar a OpenAI, a empresa que desenvolveu o ChatGPT, o LLM mais famoso e também um dos mais poderosos. A OpenAI rejeitou a proposta de serem comprados por quase 100 mil milhões de dólares. Na apresentação do novo modelo de inteligência aritficial, Musk afirmou que o "Grok é sobre a compreensão do universo". O Grok 3 será inicialmente fornecido gratuitamente aos subscritores do X Premium+, antes de ser acessível a outros públicos.
"Somos guiados pela busca da natureza do universo. É também o que nos leva a ser uma IA que procura a verdade tanto quanto possível, mesmo que essa verdade esteja por vezes em desacordo com o que é politicamente correto", afirmou o multimilionário que diz ter comprado o Twitter para promover a liberdade de expressão.
O lançamento deste modelo volta a colocar Musk envolto em polémica, já que está a entrar numa área na qual Donald Trump prometeu investir largas centenas de milhares de milhões nos próximos quatro anos. Mas neste momento o líder da Tesla, da Space X e do Twitter está a trabalhar diretamente com o governo federal para cortar despesas (o programa DOGE, Department of Government Efficiency, ou Departamento de Eficiência do Governo) e tem-se mostrado muito próximo do presidente. Isto tem feito soar alertas sobre conflito de interesses em vários negócios de Musk que já foi várias vezes acusado de más práticas concorrenciais no passado. Musk tem também vários contratos públicos, o que adensa ainda mais a questão sobre o risco de conflitos de interesses. Mas a proximidade de Musk com o presidente dos Estados Unidos tem atraído investidores.
Na sexta-feira, o conselho de administração da OpenAI anunciou que rejeitou oferta pública de aquisição de Elon Musk, no valor de 97,4 mil milhões de dólares (93,1 mil milhões de euros). Elon Musk e o diretor executivo da empresa, Sam Altman, faziam parte da equipa de 11 pessoas que fundou a OpenAI em 2015, tendo o primeiro sido responsável por um financiamento inicial de 45 milhões de dólares (43 milhões de euros).
Em dezembro, a xAI angariou outra grande ronda de financiamento no valor de seis mil milhões de dólares (5,73 mil milhões de euros). Na altura, a empresa, que desenvolve produtos de inteligência artificial generativa e se vê como concorrente da OpenAI, a empresa por trás do software ChatGPT, lançado em 2022, disse que o financiamento seria usado em particular para reforçar "infraestruturas de ponta". Lançada em julho de 2023, a xAi já tinha angariado seis mil milhões de dólares em maio de 2024 e está atualmente avaliada em cerca de 50 mil milhões de dólares (47,8 mil milhões de euros), segundo a CNBC.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
O Chega está no centro do discurso político e comunicacional português, e bem pode o PSD querer demarcar-se a posteriori (e não quer muito) que perde sempre. A agenda política e comunicacional é a do Chega e, com a cloaca das redes sociais a funcionar em pleno
É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro