Sábado – Pense por si

Descoberta de alegada bomba da II Guerra Mundial obriga a retirar 14 mil pessoas de cidade alemã

12 de outubro de 2019 às 14:53
As mais lidas

Caso se confirmem as suspeitas, o artefacto será ainda este sábado desativado, de forma controlada. Num caso idêntico, em 2010, três pessoas morreram e outras duas ficaram feridas durante o processo de desativação.

Cerca de 14 mil pessoas foram este sábado retiradas em Gotinga, no centro da Alemanha, após ter sido descoberto, junto à estação de comboios, um objeto que poderá ser uma bomba da II Guerra Mundial, anunciaram as autoridades.

Caso se confirmem as suspeitas, o artefacto será ainda este sábado desativado, de forma controlada, acrescentaram.

De acordo com as autoridades locais, citadas pela EFE, o processo, no qual participaram 700 operacionais, como bombeiros e policias, decorreu entre as 07h00 e as 11h00 locais (entre as 06h00 e 10h00 em Lisboa).

A deslocação das pessoas afetou também o transporte público municipal, com a alteração das rotas dos comboios e autocarros.

O espaço aéreo também foi encerrado.

Já em 2010 tinha sido encontrado um artefacto da II Guerra Mundial nas imediações do local onde foi este sábado descoberto o novo objeto.

Na altura, três pessoas morreram e outras duas ficaram feridas durante o processo de desativação da bomba.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.