Sábado – Pense por si

Três conclusões de três anos e meio

Trump deu uma eternidade (50 dias) a Putin antes de “sanções devastadoras” que o façam parar a agressão na Ucrânia. Há três conclusões a tirar de três anos e meio de invasão russa. Duas até dão alguma esperança aos ucranianos a médio prazo. O problema é se Putin decide disfarçar o falhanço militar na Ucrânia subindo a parada sobre o flanco Leste da NATO. Haveria tempo para reagir?

Catarina Moura

Bola de Berlim, o que te fizeram?

Com menos açúcar, recheios pouco ortodoxos e até salgadas. Comer uma "bolinha" pode já não ser o que era, mas há pastelarias, restaurantes e praias onde vale a pena arriscar uma extravagância.

Ana Taborda

Van Zeller, a história de uma família que se fez portuguesa

Um empresário agrícola que ofereceu a primeira guitarra a Amália Rodrigues, o militar inglês que perdeu o braço na II Guerra, o parente excêntrico que subia o Chiado de marcha atrás num Rolls-Royce e uma das famílias mais ricas do País. Estes são os descendentes de Arnaldo João.

A grande viragem alemã

Merz selou, em Vilnius, a grande viragem alemã, com a presença permanente de uma brigada germânica na Lituânia, a atingir os cinco mil soldados até 2027. A ameaça russa aos bálticos a isso obriga: pela primeira vez desde a II Guerra Mundial, a Alemanha tropas em países estrangeiros. A “mediação” de Trump falha rotundamente: Putin agrava a sua agressão na Ucrânia.

Vanda Marques

O melhor bunker do mundo

Em Helsínquia foi construído o mais sofisticado abrigo, com pista de karts e piscina. Os finlandeses há muito que se preparam para um ataque russo.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30