Sábado – Pense por si

Depois de falha técnica, interrupção de voos no Reino Unido vai durar "mais alguns dias"

Autoridades acreditam que avaria não estará relacionada com um ciberataque.

No início desta semana foram vários os passageiros que se viram impedidos de viajar para o Reino Unido por causa de um problema técnico no sistema de controlo aéreo. Mark Harper, o ministro dos transportes britânico, diz que o caso poderá demorar vários dias até ser solucionado.

REUTERS/Hollie Adams

Em entrevista àBBC, o político confirmou que companhias aéreas iriam precisar de "mais alguns dias" até que consigam "recuperar os seus aviões e normalizar os serviços".

De forma a tentar minimizar os atrasos, os controladores de tráfego aéreo estiveram a operar os sistemas de forma manual esta segunda-feira mas, mesmo assim, centenas de voos acabaram por ser cancelados ou atrasados.

Também o aeroporto de Heathrow está a aconselhar os passageiros a contactar as companhias aéreas antes de se dirigirem ao aeroporto de forma a evitar enchentes. Já as transportadoras aéreas dizem estar a elaborar alterações de horários de voos de forma a transportar o maior número de pessoas para que "os clientes afetados voltem ao seu caminho".

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.