Sábado – Pense por si

Covid-19: Europa ultrapassa 20 milhões de casos

08 de dezembro de 2020 às 15:23
As mais lidas

Os 52 países da região europeia constituem a área mais afetada do mundo em número de casos, à frente dos Estados Unidos e Canadá e da América Latina.

A Europa identificou mais de 20 milhões de casos do novo coronavírus desde o início de 2020, de acordo com uma contagem feita pela AFP a partir de relatórios fornecidos hoje pelas autoridades de saúde.

Os 52 países da região constituem a área mais afetada do mundo em número de casos, à frente dos Estados Unidos e Canadá (15,4 milhões de casos) e da América Latina (13,6 milhões).

No total, mais de 67 milhões de casos de Covid-19 foram detetados em todo o mundo desde o início da pandemia.

De acordo com a AFP, nos últimos sete dias, a Europa registou quase 40% de todos os novos casos detetados no mundo, mas a progressão do vírus parece estar a estabilizar, com uma queda de 2% dos casos em relação à semana anterior.

Cerca de 236.000 novos casos diários, em média, foram registados nos últimos sete dias no continente europeu.

Portugal contabiliza hoje mais 81 mortes relacionadas com a covid-19 e 2.905 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim diário da Direção Geral da Saúde (DGS).

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 5.122 mortes e 327.976 casos de infeção pelo novo coronavírus, estando hoje ativos 70.426 casos, número que voltou a níveis de há um mês.

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.