Sábado – Pense por si

Covid-19: Dinamarca atinge recorde de casos diários e planeia novas restrições

22 de outubro de 2020 às 18:48
As mais lidas

Na vizinha Suécia, as autoridades de saúde registaram hoje 1.614 novos casos, o maior número desde junho.

A Dinamarca registou hoje um recorde de 760 novos casos diários de covid-19, enquanto o governo planeia apertar as restrições para conter a disseminação do vírus.

"Podemos precisar de novas restrições e esperamos que venham num futuro próximo. Estou cada vez mais preocupada. A epidemia está a espalhar-se rapidamente na Europa, que é agora o epicentro da epidemia", respondeu a primeira-ministra, Mette Frrederiksen.

A progressão é rápida: segunda-feira o número de novos casos nas últimas 24 horas rondava os 450, na quarta-feira tinha chegado a 630.

Caso a curva não se inverta em "dois ou três dias", o governo pretende reforçar e introduzir novas restrições, anunciou na terça-feira o ministro da Saúde, Magnus Heunicke, que não se abstém de "qualquer restrição ou regra mais estrita".

O número de pessoas reunidas, atualmente limitado a 50, pode ser reduzido e o uso obrigatório de máscara ampliado.

No total, a Dinamarca (excluindo a Gronelândia e Ilhas Faroé) registou 37.763 contaminações e 694 mortes, em 5,8 milhões de habitantes.

Na vizinha Suécia, as autoridades de saúde registaram hoje 1.614 novos casos, o maior número desde junho.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 41,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.