Sábado – Pense por si

Coreia do Norte vai deportar soldado norte-americano

Travis King cruzou a fronteira da Coreia do Norte em julho.

A Coreia do Norte avançou que vai deportar Travis King, um soldado norte-americano que atravessou a fronteira entre a Coreia do Sul e a Coreia do Norte durante uma viagem que fez um julho.

REUTERS

Segundo a agência de notícias estatal KNCA o processo de investigação sobre a entrada "ilegal" de Tavis King está concluído, pelo que será deportado. No entanto, não foram dadas informações sobre quando é que a deportação vai acontecer nem qual é o seu estado de saúde.

De acordo com o relatório da KNCA, o jovem de 23 anos afirma que atravessou ilegalmente a fronteira da Coreia do Norte "devido ao tratamento desumano nas forças armadas dos Estados Unidos", ao "racismo vivido e à desilusão com a sociedade desigual dos Estados Unidos".

O soldado especialista em reconhecimento, que fazia parte do exército desde 2021, encontrava-se numa visita guiada à Zona Desmilitarizada que separa as duas Coreias quando terá começado a correr em direção à fronteira e se separou do grupo.

O anúncio surge um mês depois de a Coreia do Norte ter confirmado a detenção do soldado e durante este período Travis King não foi visto nem teve contacto com o exterior do país.

Travis King já tinha estado detido durante dois meses na Coreia do Sul depois de ter sido acusado de agressões e foi libertado no dia 10 de junho, altura em que estava programado regressar aos Estados Unidos para o centro de treino.

Artigos Relacionados

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.